Marketing Digital Albertino Petito
O quê, por que e porquê produzir melhores podcasts B2B
Os podcasts são muito fáceis de produzir e lançar. Qualquer pessoa com microfone e conexão à internet pode ter um podcast listado na Apple e no YouTube e pronto para consumo.
Por outro lado, a baixa barreira de ingressão significa que é difícil fazer com que um novo podcast seja notado. E a facilidade de lançar um podcast pode esconder o quão difícil pode ser fazer um bom podcast, aquele que as pessoas serão obrigadas a ouvir.
A equipe de Marketing do TopRank trabalhou em podcasts com marcas porquê SAP e 3M. Cá está o que aprendemos sobre podcasting B2B:
Vamos iniciar com a pergunta mais fácil:
O que é um podcast?
Um podcast refere-se a uma série de gravações organizadas em um feed RSS, listadas em diretórios públicos e disponíveis para ouvintes sob demanda. A segmento ‘pod’ deriva do iPod, que foi o primeiro reprodutor amplamente adotado que suportava podcasts.
É importante manter a definição ampla, porque os podcasts não estão vinculados a um gênero ou formato específico. Algumas são entrevistas ao vivo, algumas são painéis de discussão, algumas são peças de áudio totalmente roteirizadas e produzidas; alguns são monólogos enigmáticos sobre um cidade bizarra do sudoeste.
Mas todos eles compartilham dois atributos:
- Existem várias gravações para cada título, e
- Eles estão organizados em um feed RSS que você pode assinar em plataformas de podcast
Por que podcasts? (Os benefícios do podcasting B2B)
Você pode permanecer surpreso com a popularidade dos podcasts para um público B2B. No ano pretérito, uma pesquisa com 511 empresários de nível sênior (gerentes, membros de equipe, executivos e proprietários) descobriu que 51% ouvem para podcasts quotidiano. Outros 24% dizem que ouvem de 2 a 5 vezes por semana.
Em outras palavras, oriente estudo mostrou que 75% dos tomadores de decisão B2B ouvem podcasts. E eles estão ouvindo para aprender. Trinta e seis por cento dizem que ouvem para aprender coisas novas e 43% dizem que os podcasts são a sua principal natividade de informação.
Além da demografia do público, existem outros atributos do podcasting porquê conduto que o tornam simpático para B2B:
- Tempo gasto ouvindo. O seu público-alvo ficaria parado durante um webinar de duas horas? Provavelmente não. Mas muitos ouvem regularmente episódios de podcast de duas horas. A pesquisa mostra que 22% das pessoas quem ouve podcasts ouve mais de 22 horas de programação por semana!
- Ouvintes comprometidos. Aqueles que ouvem podcasts provavelmente também adquirirão novos. Os ouvintes semanais ouvem em média oito podcasts por semana.
- Baixos custos iniciais. Você pode iniciar um podcast com um microfone de US$ 50, uma voz e hospedagem na web. Simples, você pode tornar suas gravações muito mais elaboradas, mas a simplicidade não é uma barreira para o sucesso.
- Chegada a novos públicos. Se o seu podcast incluir convidados influenciadores, você também poderá obter o público deles. A promoção cruzada com outros podcasts ajuda vocês dois a encontrar novos usuários sem prejudicar um ao outro.
- Resultados de funil completo. Os podcasts podem aumentar o reconhecimento da marca, estabelecer liderança inovadora, diferenciar sua marca da concorrência e até ajudar na geração de leads.
Uma vez que produzir um podcast B2B
É necessário tão pouco aumento para fazer um podcast obrigatório que é tentador simplesmente conectar um microfone e iniciar a falar. Mas um podcast sensacional – mormente aquele talhado a marketing de teor – precisa de mais planejamento e estratégia.
1. Planejamento de teor
Trate seu podcast porquê faria com qualquer empreendimento de marketing de teor – com bastante pesquisa e seu público em mente.
Faça sua pesquisa
Aborde o seu podcast porquê o calendário editorial de um blog. Procure as palavras-chave que seu público está procurando. Veja publicações do setor, tópicos de tendência nas redes sociais e ouça outros podcasts do seu setor. O objetivo é desenredar as perguntas que sua marca tem mando e credibilidade para responder.
Encontre o seu ângulo
O que sua marca pode trazer para a conversa que ninguém mais consegue? É importante identificar o que tornará o seu podcast único. Por exemplo, se cada podcast sobre cuidados a idosos for da perspectiva do cuidador, o seu poderá focar em tópicos de interesse para administradores e coordenadores de saúde.
Escolha seus tópicos iniciais
Combine sua pesquisa de palavras-chave com seu ângulo único e você estará pronto para escolher os tópicos que serão abordados no podcast. Você pode ser específico, porquê “Uma vez que esta novidade legislação afeta os profissionais de saúde”, ou mais grande, porquê em “Tendências nos cuidados de saúde domiciliares”.
2. Planejamento de produção
Não existe maneira certa ou errada de produzir um podcast. Cá estão os formatos mais populares, com algumas considerações para cada um.
3. Gravação e produção
Agora chegamos à segmento divertida: realmente produzir seu teor! Cá está o que você precisa saber.
Software de gravação
Para um podcast solo, software porquê Audácia facilita a gravação e a edição. Para vários participantes, uma utensílio porquê Extremidade-rio ou Zencastr pode agilizar bastante o processo. Essas ferramentas facilitam a gravação de várias pessoas em locais diferentes, a consolidação de seu áudio e a produção de áudio e vídeo.
Equipamento
Para cada participante você precisará de um microfone e um fone de ouvido. Não confie em fones de ouvido multifuncionais ou headsets para jogos. No entanto, você não precisa gastar muito quando está começando. Um microfone condensador de inferior dispêndio porquê o Yeti Azul ou MXL 990 vai servir muito.
Gravação
Certifique-se de que cada participante esteja em uma sala silenciosa com o mínimo de ecos ou soído de fundo. Comece a gravar, faça uma narração regressiva de três até um e peça a cada participante que roupão palmas ou se aproxime do microfone. Repita o processo sempre que parar de falar e iniciar de novo. Isto deixará um ‘pico’ na forma de vaga para que você saiba quando os segmentos começam e terminam.
Pós-produção
A edição é o presente que você dá ao seu público. Isso mostra que você se preocupa com a experiência deles e respeita seu tempo. No mínimo, elimine conversas fora do tema, pausas longas e inícios falsos. Em seguida, ouça com um ouvido crítico – pode ser útil fechar os olhos e ouvir com fones de ouvido. Anote quando sua atenção começa a se desviar e marque o código de tempo para possíveis edições.
Depois de editar o áudio, você pode aprimorar a produção. Ajuste os níveis para prometer que o volume universal seja consistente. Adicione dicas musicais no início e no final, muito porquê música incidental, se desejar.
4. Hospede e promova seu podcast
A formato mais básica para iniciar um podcast é um lugar para armazenar os arquivos e um feed RSS para enviar para aplicativos porquê Apple Podcasts, Spotify e YouTube Music. Mas você não precisa seguir o caminho do faça-você-mesmo – evite dor de cabeça para sua equipe de TI e use uma utensílio porquê Podbean ou Libsyn.
Essas plataformas de hospedagem facilitam o upload de episódios e a listagem deles em vários aplicativos.
Prepare-se para uma ritmo ordenado
Você vai querer ter mais de um incidente pronto no lançamento e seguir regularmente com novos episódios. Consistência é fundamental para ser notado pelos algoritmos de pesquisa e para tornar a escuta um hábito para o seu público. Um buffer de 3-4 episódios tornará mais fácil satisfazer sua programação.
Promova seu podcast
Pode ser difícil para os podcasts ganharem visibilidade nos aplicativos de audição. É muito mais fácil promover o podcast em seus canais estabelecidos:
- Adicione-o ao seu boletim informativo
- Crie um blog de lançamento
- Postar nas redes sociais
- Incentive os convidados a promover
Outra ótima maneira de encontrar um público é fazer com que seu anfitrião visite o podcast estabelecido de outra pessoa. Um podcast que seja relevante para o seu público existente provavelmente receberá um perito no tema de sua empresa – ou deseja que seu podcast patrocine um ou dois intervalos comerciais.
Mesmo se você hospedar os arquivos de podcast em uma plataforma, é uma boa teoria ter um hub de podcast em seu site também. Crie uma página com um player incorporado para todos os episódios e, em seguida, dê a cada incidente sua própria página inicial com biografias de convidados e uma transcrição completa.
Adapte o teor
Um incidente de podcast é uma magnífico unidade de marketing de teor por si só. Mas não negligencie o potencial para que seja mais. Você pode usá-lo para, entre outros:
- Apresentações de slides das principais citações
- Trechos de vídeo/áudio para mídias sociais
- Episódios completos no YouTube (com vídeo ou visualizador)
- Postagens de blog resumidas com conclusões de vários episódios
5. Avalie o sucesso do seu podcast
Os podcasts são um conduto único em termos de métricas e medições. Cada aplicativo de podcast oferece suas próprias análises, algumas mais detalhadas que outras. Em universal, meça:
- Número de assinantes
- Número de escutas por aplicativo
- Tempo médio gasto ouvindo (somente Apple Podcasts)
- Visitas ao hub de podcast
- Visitas a páginas de episódios individuais
Você também pode incluir um URL intuitivo em seu podcast e pedir aos ouvintes que visitem uma página de sorte. Unicamente certifique-se de que o URL seja fácil de lembrar e digite posteriormente o término do incidente.
10 ótimos podcasts B2B para inspirar você
Siga algumas dicas desses podcasts muito estabelecidos e você estará no caminho visível para o sucesso.
- PioneirosDell
- Quebrando o B2B – Podcast de marketing B2B e geração de demanda
- Golpe de carbonoGE
- Líderes de B2BAliados de teor e Add1Zero
- O podcast de marketing de mídia socialexaminador de mídia social
- Negócio eletrônico B2B apressurado, Sana Negócio
- Melhores juntos: conversas com clientesSAP
- O Podcast SaasClube SaaS
- Podcasts SaastrSaaStr
- Vida Depois/A MensagemGE
Lance seu pod com desvelo
O boom do podcast não mostra sinais de desaceleração. É um bom momento para iniciar um podcast B2B, mas serão necessárias estratégia e realização sofisticadas para lançar um podcast de sucesso. Nascente guia pode ajudá-lo a tirar o seu do papel.
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Joshua Nite se dedica a trazer humanidade, empatia e humor ao marketing de teor. Suas duas regras rígidas: nunca se contente com teor mercantil e nunca escreva um tanto que não gostaria de ler. Uma boa escrita exige coração, espírito, coragem e ritmo. Josh também é o vetusto e horizonte vencedor do Pundamonium Pun Slam, um comediante stand-up e contador de histórias, e está ficando muito bom na guitarra elétrica. Sua única fraqueza: extrema autoconsciência ao redigir sobre si mesmo na terceira pessoa.
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