Marketing Digital Albertino Petito
A interseção de IA generativa e dados de marketing
Usar IA para teor é um pouco uma vez que usar um pé de cabra uma vez que martelo. Sim, pode dar conta do recado, mas será um processo confuso com resultados desiguais. IA é uma ótima utensílio para pesquisar teoraté mesmo gerando esboços e rascunhos, mas deve ser usado com moderação no lado da redação do teor.
Onde a IA realmente brilha no marketing é na estudo de dados. Algoritmos de IA e aprendizagem de máquina são muito bons para detectar tendências em grandes conjuntos de dados.
À medida que nós, profissionais de marketing, perdemos algumas de nossas ferramentas de dados mais úteis, a IA e o aprendizagem de máquina podem nos ajudar a juntar os cacos.
Cá está o estado atual da IA generativa para dados de marketing e uma vez que ela deverá evoluir no porvir próximo.
Porquê a IA generativa revela o potencial dos dados de marketing
Os profissionais de marketing não têm escassez de dados de clientes – muito pelo contrário. O repto é:
- Analise grandes quantidades de dados para obter insights significativos.
- Coloque esses insights para funcionar em tempo hábil.
Felizmente, a IA generativa pode ajudar em vários aspectos desses desafios.
Geração de insights
Os algoritmos de IA podem gerar insights a partir de dados de forma mais eficiente e completa do que as pessoas. A IA pode estudar conjuntos massivos de dados para deslindar padrões ocultos que podem não surgir nas ferramentas analíticas tradicionais.
À medida que a IA se torna mais sofisticada, também é capaz de assumir dados não estruturados que, historicamente, exigiriam estudo humana. Texto, imagens e marcadores comportamentais podem ser uma segmento quantificável do conjunto de dados do seu cliente.
Segmentação avançada baseada em comportamento
Tradicionalmente, os profissionais de marketing confiam em atributos demográficos para gerar segmentos, confiando em dados de terceiros. Os algoritmos de IA generativa podem adotar uma abordagem mais sutil, analisando o comportamento do cliente para identificar segmentos com verosimilhança de conversão, dada uma mediação específica.
Por exemplo, o algoritmo pode detectar um padrão de conversão de 75% das pessoas depois acessar uma página específica do seu site e receber uma série específica de ofertas de seguimento. Você poderia comercializar diretamente para esse novo segmento, testando novas ofertas que se enquadrassem no padrão de quem já converteu.
A segmentação baseada em comportamento oferece aos profissionais de marketing mais informações sobre quem e por quê de seus clientes, o que vai muito além da idade, sexo ou função.
Personalização em tempo real em grande graduação
A personalização é o dispêndio de ingresso para os profissionais de marketing agora. Um estudo recente da Adobe descobriu que 73% dos clientes espere personalização antes e depois de fazer uma compra. Mas a personalização em graduação e em tempo real requer capacidades sobre-humanas.
Ao estudar grandes quantidades de dados, os algoritmos de IA podem identificar padrões e preferências exclusivos de cada quidam ou persona e identificar pontos de gatilho. Assim, as ferramentas alimentadas por IA podem gerar teor personalizado de forma dinâmica e entregá-lo involuntariamente quando um gatilho é detectado.
Quer se trate de recomendações de produtos personalizadas extremamente relevantes, teor de e-mail dinâmico ou campanhas publicitárias direcionadas, a IA generativa torna o super-humano verosímil.
Estudo preditiva
Todos nós já ouvimos falar do Regra 80/20: 80% dos seus resultados vêm de 20% das suas atividades. Ou, dito de outra forma, 80% do nosso tempo é praticamente esperdiçado. O truque é deslindar quais são os seus 20% mais lucrativos e concentrar esforços nisso. É aí que entra a estudo preditiva.
A IA generativa usa algoritmos de aprendizagem de máquina para estudar dados históricos e gerar modelos preditivos. Esses modelos ajudam a reduzir nossas despesas gerais de 80% de diversas maneiras, incluindo:
- Previsão do valor da vida útil do cliente para vários segmentos de comportamento
- Desenvolvendo um perfil de cliente ideal fundamentado em dados
- Identificando clientes em risco antes que eles abandonem
- Qualificar os líderes de tratado com seu valor potencial de vida útil
Automação
A subida da automação revolucionou as operações de marketing, agilizando processos e liberando tempo e recursos valiosos. A IA generativa desempenha um papel fundamental nesta revolução da automação, capacitando chatbots, assistentes virtuais e outras ferramentas baseadas em IA que lidam com tarefas rotineiras com velocidade e eficiência. Ao automatizar processos repetitivos, uma vez que consultas de suporte ao cliente, pontuação de leads e geração de teor, as empresas podem concentrar seus recursos humanos em iniciativas mais estratégicas, impulsionando a inovação e o propagação.
O que vem por aí para IA em marketing
As capacidades da IA estão evoluindo rapidamente. Os profissionais de marketing encontrarão uma série de novas maneiras de saber seu público, compreender suas jornadas e entregar a mensagem certa no momento patente. Cá está uma olhada no que vem a seguir.
Experiência aprimorada do cliente
Muitas marcas já estão experimentando a experiência do cliente baseada em IA, desde chatbots personalizados até assistentes de compras virtuais. Espere ver essas experiências se tornarem mais envolventes do lado do cliente e mais fáceis de orquestrar e entregar do lado do marketing.
Hiperpersonalização (sem cookies!)
Vimos que a IA pode ajudar a identificar oportunidades únicas de personalização e aproveitá-las em tempo real. Esses recursos só se tornarão mais úteis com o tempo. À medida que a IA analisa dados de mídias sociais, comportamento de navegação, histórico de envolvimento com sua marca e muito mais, você será capaz de fornecer teor altamente retumbante e específico, um para um, em graduação.
Pesquisa por voz e visual
A pesquisa por voz – consultas de pesquisa em linguagem falado direcionadas a um assistente de IA – está ocupando uma porcentagem cada vez maior das consultas de pesquisa. A pesquisa descobriu que 72% das pessoas usaram a pesquisa por voz nos últimos seis meses.
À medida que a IA se torna mais sofisticada, a pesquisa visual é a próxima fronteira. Os clientes do Android já podem usar as câmeras de seus telefones para pesquisar produtos, transcrever textos e muito mais.
Os profissionais de marketing precisarão levar em conta o número crescente de pesquisas não textuais à medida que criam teor e projetam campanhas.
Estudo aumentada
Apresentar resultados ao C-suite não é a segmento favorita do marketing de ninguém. Pode ser um repto para os profissionais de marketing narrar a história dos seus dados de uma forma compreensível, significativa e identificável.
Num porvir próximo, a IA ajudará os profissionais de marketing a quantificar os seus resultados ao:
- Fornecendo informações mais profundas sobre as jornadas do cliente
- Implementando uma atribuição mais precisa e baseada em dados
- Ajudando a gerar uma narrativa para os dados
- Geração de visualizações de dados que facilitam a visualização da narrativa
Marketing mais maleável e adaptável
O aumento da eficiência e a automação de tarefas manuais ajudarão os profissionais de marketing a se tornarem mais adaptáveis e ágeis. Os profissionais de marketing estarão mais muito equipados para responder às mudanças na dinâmica do mercado, otimizar as suas campanhas em tempo real e capitalizar as oportunidades emergentes com maior velocidade e precisão.
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